A associação dos supermercados esperam um aumento de até 10% na venda de ovos de páscoa na faixa entre R$ 8 e R$ 10 na comparação com o ano passado.
Já nas vendas dos ovos de páscoa de maneira geral aguardamos um aumento um pouco maior de 2%.
As tradicionais "parreiras" já estão nos supermercados que começam a ficar repletas de ovos de páscoa.
Os consumidores terão pela frente uma grande e tentadora variedade para escolher.
As principais fabricantes investiram em novos sabores, design e brindes para fisgar os consumidores.
Entre os destaques estão ovos de páscoa de colher (com recheio cremoso dentro das cascas), com maior porcentagem de cacau, com sabores que vão de guaraná a pão de mel e até sem lactose, além, é claro, da linha infantil com grande variedade de personagens e brindes como maletas, headphones, contador de passos, relógios, copos e colar com várias opções de pingentes.
A Brasil Cacau, por exemplo, apostou em sabores diferenciados para agradar ao paladar nacional, como guaraná, pipoca, iogurte com frutas vermelhas, paçoquinha, Alfajor e cocada.
Há ainda o ovo trufado com 70% de cacau.
De acordo com a associação brasileira da indústria de chocolates, cacau, amendoim, balas e derivados (ABICAB), na páscoa de 2014 foram produzidas 20,2 mil toneladas de chocolate pela indústria e chocolaterias, o que correspondeu a cerca de 100,2 milhões de ovos de páscoa.
O total de 2015 ainda não foi fechado, pois, segundo a entidade, a produção está em andamento e continuará até a semana da páscoa.
A única previsão relação a este ano é que as empresas devem gerar aproximadamente 26.500 empregos temporários – 10 mil para a produção e 16,5 mil para comercialização.
Em 2014, foram 24 mil vagas temporárias abertas.
Segundo a ABICAB, o Brasil é o terceiro maior consumidor e produtor do mundo em chocolates, com consumo per capita de 2,8 kg/ano.
De janeiro a setembro de 2014, a produção registrou queda de 2% em relação ao mesmo período de 2013.